Em cima da hora | Mais lidas de hoje

Segunda-Feira, 21 de Abril de 2014 | Última atualização ocorreu às 13:52hr

RSS Feeds Bookmark e Compartilhe

Prepare-se para fazer uma deliciosa macarronada sem precisar sair de casa

Como é gostoso saborear uma macarronada bem preparada. O Tudo Agora traz aos leitores algumas dicas de como preparar desde o molho, tempero e como servir bem essa delícia da culinária italiana que chegou rápido ao Brasil.

Neste guia trazemos três receitas diferentes, onde você pode escolher a que mais adequar ao seu gosto e preparar. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida através de fóruns de culinária na Internet, ou mesmo nos sites, blogs e portais especializados. Confira abaixo as nossas dicas e bom apetite!


Espaguete à bolonhesa
Fonte: Livro de Receitas


Para 6 pessoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 1 hora e 30 minutos


500 gramas de espaguete

Molho à Bolonhesa:
½ (sopa) de massa de tomate (colher)
3 (sopa) de óleo (colher)
salsa, cebolinha verde e manjerona amarradas num macinho
½ kilo de carne moída (patinho ou coxão mole)
½ dente de alho socado
1 cebola ralada
pimenta-do-reino
½ folha de louro
½ kilo de tomates
sal


Preparar o molho: Dourar a cebola e o alho no óleo. Juntar a carne e temperar com sal, pimenta, salsa, cebolinha verde, manjerona e louro. Rofogar bem e acrescentar os tomates sem sementes, batidos no liquidificador ou passados numa peneira. Juntar a massa de tomate e deixe cozinhar durante uns 40 minutos mais ou menos, juntando água aos poucos, sempre que começar a secar. A carne deve ficar bem cozida e com boa quantidade de molho espesso e saboroso. Cozinhar o espaguete na água fervente com sal, sem deixar amolecer muito. Escorrer, colocar numa travessa e despejar o molho no centro. Servir queijo parmesão ralado numa queijeira à parte.




Macarronada simples
Fonte: Yahoo Respostas


- Coloque água 5 vezes o volume dos macarrões, adicione 2 colheres de sal e 3 colheres de óleo.

- Misture tudo e deixe ferver, mas naum por muito tempo. Desligue o fogo e deixe escorrer o macarrão.

- Molho: * 4 dentes de alho. * 1/2 colher de sal * 2 colheres de cebola picada. * extrato de tomate.* óleo.

- Molho: Esprema o alho, sal, cebola. Depois coloque 3 colheres de óleo em uma panela. Coloque o tempero, deixe fritar um pouqinho, depois adicione o extrato. Misture. Deixe fritar um pouco. Coloque 15 colheres de água. Cozinhe um pouco. Misture com o macarrão.

- Coloque queijo ralado na mesa.

OBS: Opcional: vc pode colocar no molho enquanto cozinha:
- azeitona picada.
- orégano
- tempero baiano
- coloral
- pimenta
- pimentão
Opcional, vc pode colocar no macarão com molho:
- cubos de queijo mussarela e presunto.




Como fazer macarrão em casa
Fonte: saladaverde.com.br


Sempre tive vontade de comprar duas máquinas: a primeira de fazer pão, que eu já havia comprado há uns meses atrás, e a segunda de abrir massa fresca, que comprei nesses dias e chegou ontem.

Pois bem! Com estas duas belezas em casa resolvi fazer um jantar italiano especial e, claro, vou postar para vocês o passo a passo desta empreitada.

Primeiro fizemos a massa na máquina de pão, tudo muito prático, basta colocar os ingredientes na máquina que ela se encarrega de todo o resto (mistura, solvar, descansar, crescer). Todo o processo demora uma hora e trinta minutos.

Segue abaixo a receita que usamos:

Massa caseira com ovos
Ingredientes:
2 copos de farinha de trigo
2 copo de farinha de semolina
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de azeite de oliva
5 ovos batidos
2 colheres de sopa de água

Modo de fazer:
Colocar todos os ingredientes na ordem acima na máquina de pão e optar pela opção massa.

Depois de a massa está pronta chegou a hora da máquina de abrir massa fresca.

Antes de mais nada, uma dica que gostaria de dar é quanto a consistência de macarrão, atenção a quantidade de farinha de semolina que você vai utilizar, esta farinha deixa a massa grano duro, portanto, se você quiser uma consistência mais mole utilize menos desta farinha.

A proporção que utilizamos foi de 1 para 1 e achamos que ficou muito duro. Da próxima vez que fizermos utilizaremos a proporção 2 (farinha de trigo) para 1 (farinha de semolina).

Cada marca de cilindro é diferente, mas normalmente tem um controle de espessura. No meu cilindro o mais grosso é número 1. Passe a bola achatada no cilindro 1, dobre a massa em três e passe novamente, e depois dobre e passe de novo. Cada vez que se passa a massa no cilindro ela perde um pouco da textura granulada e começa ficar mais sedosa. Passe a quantidade que for necessária. Outra dica é sempre que for passar no cilindro povilhar farinha de trigo. Coloque as tiras para secar em um pano limpo. Quando as tiras estiverem seca, isso demora cerca de 20 minutos, você irá passa-las no lado da máquina que corta o macarrão. Para o caso de fazer rondele, canelone ou lasanha a massa já está pronta. Agora o macarrão já está no ponto de cozinhar.

Cozinhe em uma panela com água, sal e óleo. A massa fresca demora menos para cozinhar que o macarrão industrializado. A minha receita levou cerca de 5 minutos.

Para o molho utilizamos a seguinte receita:

Molho de funghi com gorgonzola
Ingredientes:
- Funghi seco – a quanto baste (hidratado por 15 minutos em um pouco de leite)
- Queijo gorgonzola - 30g
- Maisena - suficiente para engrossar (não deixar muito grosso)
- Leite desnatado – 01 copo
- Creme de leite – 01 caixinha
- Sal – o quanto baste
- Alho – 2 dentes.
- Azeite – quanto baste

Modo de fazer o molho:
Aqueça o azeite e refogue o alho até ficar bem dourado. Acrescente o funghi seco com o leite desnatado, o queijo gorgonzola. Quando o queijo derreter prove o sal, corriga-o se necessário. Coloque a maisena dissolvida em um pouco de leite e espere engrossar. Por último, ponha o creme de leite apague o fogo.

 

 

 

Orkut Tudo Agora
Siga-nos no Twitter

© 2008-2014 Tudo Agora. Seu agregador de conteúdo no Brasil.