Em cima da hora | Mais lidas de hoje

Terça-Feira, 23 de Setembro de 2014 | Última atualização ocorreu às 13:52hr

RSS Feeds Bookmark e Compartilhe

Como desativar programas que deixam o PC lento mais na inicialização

17/09/2008 - 08:45:01 - Daniel Damas / WNews


Conforme novos aplicativos vão sendo instalados no computador, a tendência é que seja preciso mais tempo

Conforme novos aplicativos vão sendo instalados no computador, a tendência é que seja preciso mais tempo para ligá-lo. A razão é simples: por padrão, muitos programas se auto-configuram para iniciar automaticamente, junto com o sistema operacional. Em resposta à dúvidas de leitores, o WNews dá dicas de como desativar a inicialização de software em máquinas com o Windows.

Quando isso acontece, além de carregar o Windows, o PC precisa abrir todos esses aplicativos, que ficam rodando em segundo plano e geralmente aparecem na barra de tarefas, ao lado do relógio. Além do tempo maior para carregar o sistema, o computador também fica mais lento, já que eles tomam uma parte da memória RAM disponível. Assim, editar textos ou navegar na internet pode exigir mais tempo e paciência do usuário, principalmente se a máquina for antiga e com uma configuração não muito potente.

Soluções

Mas, para quem enfrenta esse problema, existem soluções. A mais simples é ficar atento na hora de instalar um novo programa. Veja se ele oferece a opção de carregamento automático e, se for o caso, basta desmarcá-la. O software será instalado normalmente, mas vai ser aberto apenas quando você quiser.

Outra saída, um pouco mais trabalhosa, é fazer a configuração de forma manual, via utilitário de configuração do sistema. Para abri-lo, no Windows XP, basta clicar em Iniciar, Executar, digitar “msconfig” (sem as aspas) e apertar Enter. Se estiver usando o Vista, basta digitar o comando na barra de pesquisas e pressionar a mesma tecla.

Depois, é só seguir até a aba Inicializar. Lá, estarão listados todos os programas que inicializam quando o computador é ligado. Basta desmarcar aqueles que você quiser desativar e, em seguida, selecionar a opção Aplicar. O computador precisa ser reiniciado para que as alterações sejam aplicadas.

É importante lembrar que não é aconselhável ir desmarcando tudo. Até porque existem softwares que são essenciais para o bom funcionamento da máquina, como é o caso do antivírus. Portanto, vale a pena verificar a lista com atenção e selecionar apenas os programas que não precisam ficar abertos o tempo todo.

Caso o nome das aplicações pareça estranho (o Windows Live Messenger, por exemplo, pode estar listado como “msnmsgr.exe”), a dica é conferir a linha Comando, que indica o endereço onde estão salvas as aplicações.

 

 

© 2008-2014 Tudo Agora. Seu agregador de conteúdo no Brasil.