Em cima da hora | Mais lidas de hoje

Segunda-Feira, 21 de Abril de 2014 | Última atualização ocorreu às 13:52hr

RSS Feeds Bookmark e Compartilhe

Não é a toa que Xuxa, nascida em Santa Rosa no dia 27 de março de 1963 tem o nome de Maria da Graça

Não é a toa que Xuxa, nascida em Santa Rosa no dia 27 de março de 1963 tem o nome de Maria da Graça. O nome foi promessa do pai, Luis Floriano, à nossa Senhora das Graças para que a filha nascesse bem, já que o parto era de risco. Militar, Floriano se mudou com a família para o Rio de Janeiro transformando a gauchinha, aos 7 anos, em carioca, primeiro do bairro de Santa Cruz e depois de Bento Ribeiro.
 

A modelo

No Rio, Xuxa foi descoberta por um funcionário da Bloch Editora. Aos quinze anos foi chamada para um teste como modelo saindo em diversas capas de revistas teens, com auge no Brasil em seu ensaio para a Playboy, em 1982. Ainda como modelo, no início dos anos 80, que Xuxa se tornou conhecida por seu namoro com o rei do futebol, Pelé. Em um curto período de tempo, enquanto modelava em Nova York durante a semana quando começou as gravar o Clube da Criança na TV Manchete, idealizado pelo diretor Maurício Shermann, que convidou a moça.
 

Xou da Xuxa

 Foto: Paulo Marcos

Com o destaque da ''loirinha da manchete'', Xuxa foi convidada para substituir o programa matinal do balão Mágico por um infantil próprio, intitulado Xou da Xuxa, que foi ao ar em 1986. De blusa azul, minissaia de couro preta e xuquinhas no cabelo, a loira desceu na nave espacial rosa cantando: 'Bom dia amiguinhos, já estou aqui'. Suas primeiras palavras foram um misto de agradecimento e ironia. ''Um ótimo dia, um bom dia! Agora meu menino, um momentinho para o meu lado sério, calma. Eu queria falar para os meus baixinhos de todo o Brasil, mandar um grande beijo, um muito obrigada, estou muito feliz por estar aqui. Estava morrendo e saudades e dizer também que demora foi necessária. Queria mandar um agradecimento especial aos profissionais dessa casa, mandar um beijinho especial do fundo do coração aos adultos que pensaram em mim positivamente. Agora aos que não pensaram, que torceram contra: Ó eu aqui, hã. Pois é''. O Xou da Xuxa permaneceu diário, exceto aos domingos, até 1992, batendo recordes de audiência e vendas de seus discos.
 

Primeira personalidade brasileira na lista da Forbes

 Foto: Xicão Jones

Em 1991, a apresentadora foi a primeira personalidade brasileira a ser incluída na lista dos milionários do mundo entretenimento da Forbes, ficando 37 lugar como com seus 19 milhões de dólares anuais, dinheiro que ganhou também com seus mais de 60 produtos licenciados que lotavam as prateleiras dos shoppings e supermercados. Na época, nem Harrison Ford e Julia Roberts constavam na lista. Mel Gibson apareceu em 38, um lugar atrás de Xuxa.
 

Tratamento de choque

 Fotos; Luis Dantas

Por motivos pessoais, a apresentadora deixou de falar com pai, Luis Floriano Meneguel, por volta de 1987. No último Xou da Xuxa, exibido no dia 31 de dezembro de 1992, sua empresária, Marlene Mattos armou uma das suas. Levou ao palco o militar para ver a filha. Ao ver o pai, já próximo ao final do programa, Xuxa caiu num choro de dar dó. Abraçou o pai sem dizer nada. A explicação do apresentador convidado para a presença do ex-militar no palco foi dizer que era necessária a presença de todas as pessoas que fizeram parte da história da loira.
 

O segredo de Xuxa

Durante os anos que passou à frente do programa matinal, Xuxa não parou de repetir seu mantra: ''Querer, poder e conseguir'', que dizia enquanto apertava os dedos um acima do outro. Ela costumava dizer que se qualquer pessoa quisesse muito algo, deveria pensar positivamente e acreditar que a sua vontade seria realizada. ''Tudo pode ser só basta acreditar'', qualquer semelhança com Rondha Byrne, autora do livro O Segredo, não é mera coincidência. Xuxa também passou por aquela velha história de dizer que ficaria famosa e ninguém acreditar. Na época de criança sonhava em aparecer no Chacrinha. Seu sonho a levou a um patamar a mais.
 

Carreira no cinema

A primeira participação de Xuxa no cinema foi em O Fuscão Preto, filmado em 1982. No mesmo ano, Xuxa estrelou Amor Estanho Amor. Apenas um ano depois, em 1983, a loira já havia mudado o foco do seu publico e contracenou junto aos trapalhões em O Trapalhão na Arca de Noé. Em 84 e 85 continuou ao lado dos comediantes circenses com Os Trapalhões no Reino da Fantasia e Os Trapalhões e o Mágico de Oróz, respectivamente. Em 1988 fez seu primeiro filme sozinha, Super Xuxa Contra o Baixo-Astral seguido A Princesa Xuxa e os Trapalhões (1989) novamente com o quarteto, e a quase autobiografiaLua de Cristal, quando fez par romântico com Sergio Malandro. De lá pra cá, seus filmes levam ao cinema o mínimo de 2 milhões de expectadores. Seu mais recente longa-metragem foi Xuxa em Sonho de Menina, de 2007. Seu próximo filme que prevê locações no exterior, terá a participação da filha Sasha.
 

O grande amor

 Fotos: Carlos Mota

Xuxa sempre disse que Ayrton Senna foi sua grande paixão. Chegou a afirmar em algumas de suas entrevistas que nunca chegou a terminar ''de verdade'' com o piloto. ''Demos um tempo para acertar as agendas. Uma vez ele me deu um pingente de coração, no qual estava gravado: ''Se você ama alguém, deixe livre. Se voltar, é seu. Se não voltar, é porque nunca foi''. Tínhamos combinado que mais tarde a gente ia se encontrar. Quando estava começando a achar que queria desacelerar, queria ter um filho, aí não deu mais tempo'' falou. Ao ser perguntada se sentia falta de alguém, foi categórica. ''Não tenho pensado muito nisso. Estou feliz com minha filha'', falou em 1999.
 

Luciano Szafir

Foto: Xicão Jones

Durante o casamento da irmã gêmea do ator neste ano (2008), Priscila Szafir, Xuxa e Szafir assumiram o namoro da relação que dura já 12 anos. Na festa, ao lado da filha dos dois, Sasha, o casal não escondeu os carinhos e a intimidade existente entre os dois. Há pouco tempo, (16/9/2008), Xuxa e Szafir passearam pelo shopping Shopping Cittá América, na Barra da Tijuca, junto com a filha Sasha, como uma família tranquila e feliz.
 

Sasha
 

 Foto: Xicão Jones

Quando Xuxa encerrou seu programa diário tinha a certeza que um filho a deixaria tão, ou mais, feliz que o seu programa. ''Sonho igual a este só existe outro, o rosto do meu filho ou filha que um dia vai nascer'', disse no último dia do Xou da Xuxa. ''’Eu sonhei com ela desse jeito. Sonhei que era uma menina, com esta cor de cabelo, do jeito que ela é, carinhosa. Ela sabe que é tudo pra mim'', afirmou em entrevista ao Jornal Hoje, durante a divulgação do filme Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida em 2004.

 

 

Orkut Tudo Agora
Siga-nos no Twitter

© 2008-2014 Tudo Agora. Seu agregador de conteúdo no Brasil.